Assinada pelos diretores franceses Jean-Luc Godard, Mathieu Amalric e Xavier Beauvois, entre outros, a petição afirma que o pedido de extradição "é baseado em uma mentira", argumento semelhante ao que foi apresentado recentemente pelos advogados de Polanski. Todos os cineastas integram a seleção oficial do Festival de Cannes, que começou nesta quarta-feira (12) e vai até 23 de maio.
Os advogados de Polanski alegaram que o depoimento fechado, feito por um promotor no processo dos anos 1970, comprovaria que as autoridades de Los Angeles forneceram informações incorretas em seu pedido de extradição de Polanski da Suíça para a Califórnia, para ser sentenciado.
Nesta segunda-feira (10), um juiz de Los Angeles rejeitou revelar o teor do depoimento, dizendo que as autoridades suíças têm todas as informações de que precisam para decidir sobre a extradição ou não do cineasta de 76 anos, vencedor do Oscar pelo filme O Pianista (2002).
Postada no site do filósofo francês Bernard-Henri Levy, a petição diz que eles apelam por meio desta às autoridades suíças, pedindo que não acreditem na palavra do governador Schwarzenegger e dos promotores do Estado da Califórnia.
O diretor franco-polonês está detido em sua casa na Suíça, onde foi preso em 2009 com mandado de prisão expedido pelos Estados Unidos. Os promotores de Los Angeles querem que o diretor de Chinatown volte à Califórnia para ser sentenciado por ter feito sexo ilegal com uma menina de 13 anos em 1977.
O cineasta fugiu de Los Angeles em 1978, por acreditar que o juiz original do caso descumpriria um acordo para limitar sua sentença aos 42 dias que ele já tinha cumprido em uma instituição para avaliação psiquiátrica.
Comentários
Postar um comentário